Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea inauguram barreira sanitária em Jardim Gramacho

Iniciativa visa conter o descarte irregular de resíduos no bairro de Duque de Caxias

O vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, inaugurou, no último dia 12/09, uma barreira sanitária no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A iniciativa consiste no posicionamento de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Polícia Militar e da Prefeitura de Duque de Caxias em vias de acesso, para bloquear os locais onde é comum o descarte irregular de lixo.

Serão cinco pontos estratégicos – incluindo uma base operacional – que funcionarão 24 horas por dia, mobilizando agentes dos órgãos ambientais e policiais militares, que atuarão em escala para atender ao projeto, além de guardas municipais. Na base operacional, será feita a triagem entre os veículos infratores e os que possuem documentação autorizativa para o descarte de resíduos no local.

– Estas barreiras serão fundamentais para trazer mais qualidade de vida para a população, além de auxiliar no combate ao descarte incorreto dos resíduos. A partir de um trabalho integrado, estamos promovendo avanços na agenda socioambiental do estado, para sermos um Rio de Janeiro cada vez mais sustentável e eficiente – disse Thiago Pampolha.

Durante a inauguração da barreira sanitária, foram entregues seis viaturas e um caminhão para auxiliar na fiscalização.

Com a atuação dos agentes, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade também trabalha para evitar riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animais e vegetais no local ou até mesmo comprometer o equilíbrio ecológico da região.