play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Barreira Sanitária da Secretaria do Ambiente e Inea bloqueia caminhão de descarte ilegal de pneus

Barreira Sanitária da Secretaria do Ambiente e Inea bloqueia caminhão de descarte ilegal de pneus
Barreira Sanitária da Secretaria do Ambiente e Inea bloqueia caminhão de descarte ilegal de pneus

Caminhão irregular foi apreendido por realizar despejo irregular em área de vegetação

Na manhã desta segunda-feira (2/10), a Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Barreira Sanitária de Gramacho, interceptaram e apreenderam um caminhão sem identificação realizando queima e descarte de pneus à margem da Rodovia Washington Luís. O monitoramento na região, que teve início neste mês de setembro, já contribui para melhorar o equilíbrio ecológico e combater crimes ambientais na região.

Câmeras de TV flagraram o veículo transportando pneus para serem descartados clandestinamente em área de vegetação. Após sair do terreno, o caminhão seguiu em direção à barreira sanitária localizada no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, que conta com agentes do Inea, da Polícia Civil e da prefeitura com funcionamento 24h por dia. Os agentes ambientais detiveram três suspeitos do crime ambiental em um terreno baldio próximo à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense.

“Nossa Barreira Sanitária e nossos agentes estão atentos a todo e qualquer crime ambiental que possa estar sendo cometido na região. Procuramos agir diretamente contra esse tipo de prática, fiscalizando ostensivamente qualquer movimentação irregular para identificar, notificar e punir os responsáveis. Queremos uma maior qualidade de vida para a população e biodiversidade ali presentes”, afirma o vice- governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Após o flagrante, agentes dos órgãos ambientais estaduais conduziram o veículo para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para o registro da ocorrência, em que os responsáveis foram autuados e serão multados. O inquérito foi aberto para apurar os crimes ambientais cometidos e a reparação de danos causados. A operação ganhou grande destaque em telejornais da TV Globo e SBT nesta segunda-feira.

Sobre a Barreira

Inaugurada em setembro de 2023, conta, além com cinco pontos estratégicos, incluindo uma base operacional, é feita a triagem entre os veículos infratores e os que possuem documentação autorizativa para o descarte de resíduos no local. Na ocasião do lançamento da iniciativa, foram entregues seis viaturas e um caminhão que auxiliam na logística da execução do projeto. O mecanismo também visa evitar ou prevenir maiores riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animais e vegetais no local ou comprometer o equilíbrio ecológico da região.