play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade integra série de compromissos sobre gestão de resíduos sólidos

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade integra série de compromissos sobre gestão de resíduos sólidos
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade integra série de compromissos sobre gestão de resíduos sólidos

Em Búzios, agendas envolveram encontros com instituições de níveis internacionais, nacionais e municipais

No último dia 24/10, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) integrou uma série de compromissos em Búzios, na Região dos Lagos Fluminense, voltadas para a temática de gestão de resíduos sólidos. As agendas envolveram encontros com instituições de esfera internacional, como o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), nacional, a partir da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), e municipal, com a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). 

“Este dia preenchido de agendas tão potentes e importantes demonstram o interesse do estado na promoção do desenvolvimento da pauta ambiental não só nos limites do estado, mas em níveis nacionais e internacionais. O Governo do Estado acredita que integração é a palavra-chave para um futuro mais sustentável”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.  

Na ocasião, a Seas assinou um acordo com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para o lançamento da iniciativa Rio Inclusivo e Sustentável, em prol de uma efetiva implementação da Agenda2030 no território do estado. Com duração de 40 meses, a novidade prevê ações com os 92 municípios fluminenses para ampliar a cultura de sustentabilidade no estado a partir de ações como o fortalecimento de capacidades técnicas dos municípios, o aperfeiçoamento de sistemas de monitoramento e uso de dados e a mobilização e participação da comunidade.

O novo programa foi oficializado durante o 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS), que reuniu profissionais engajados no propósito de encontrar soluções viáveis e eficazes para a questão dos resíduos sólidos. O encontro buscou fomentar ações concretas nos próximos sete anos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), além de servir de plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes.

No mesmo dia, a pasta ambiental participou da 115ª Reunião Ordinária da Abema, que contempla encontros, debates e visitas técnicas em algumas cidades fluminenses para compartilhamento das boas práticas ambientais desenvolvidas no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o estado sediou o evento da associação que reúne secretários e presidentes de entidades estaduais de meio ambiente de todo o país.

No âmbito municipal, a secretaria também se reuniu com diversas prefeituras para a promoção da gestão de resíduos no território fluminense. Durante um evento em parceria com a Anamma, o vice-governador e secretário de Estado, Thiago Pampolha apresentou a visão do Governo do Estado acerca dos desafios e oportunidades dos resíduos sólidos. 

Na ocasião, a Seas aproveitou a oportunidade para apresentar os principais programas e iniciativas estaduais no assunto, como o Programa Estadual de Gestão de Resíduos Integrada e Desenvolvimento Sustentável (Progride) e o decreto que regulamenta a Logística Reversa no Rio de Janeiro. 

Gestão de lixões no interior do estado

Durante o dia, Pampolha ainda se reuniu com membros do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) para discutir soluções para a gestão de resíduos sólidos na região, onde ainda há quatro lixões em operação que serão encerrados até o fim do ano. 

Atualmente, o Cidennf é formado pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.