play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado inicia limpeza do Rio Alcântara em São Gonçalo

Governo do Estado inicia limpeza do Rio Alcântara em São Gonçalo
Governo do Estado inicia limpeza do Rio Alcântara em São Gonçalo

Por meio da SEAS e do INEA, Limpa Rio vai remover cerca de 105 mil metros cúbicos de sedimentos do rio, minimizando impactos de enchentes
 

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) iniciaram, nesta terça-feira (07/11), uma nova etapa do Limpa Rio em São Gonçalo, Região Metropolitana. Com previsão de seis meses de serviços, a limpeza e o desassoreamento do Rio Alcântara contemplarão um trecho de 4,8 km, entre o bairro de Alcântara e o seu deságue no Rio Guaxindiba, Jardim Catarina. Cerca de 300 mil moradores serão beneficiados com a segurança ambiental e a qualidade de vida que a limpeza do rio proporciona. O início das ações foi acompanhado pelo secretário do Ambiente e vice-governador, Thiago Pampolha, secretário das Cidades, Douglas Ruas, e do prefeito gonçalense, Capitão Nelson.

– O Limpa Rio vai minimizar os transtornos que as inundações decorrentes do transbordamento do Rio Alcântara causam aos moradores de bairros que estão entre os mais populosos do estado, como Alcântara e Jardim Catarina. A previsão é retirar aproximadamente 105 mil m³ de sedimentos desse importante corpo hídrico para o município. É um serviço fundamental à população, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de São Gonçalo – destacou Pampolha.

Só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses. Foram 183 quilômetros de limpeza e desassoreamento. As intervenções retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

Visitas às obras do MUVI

Em visita às obras do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), junto ao secretário das Cidades e ao prefeito de São Gonçalo, Thiago Pampolha destacou ações coordenadas de limpeza de rios no entorno de uma das maiores obras de infraestrutura do estado.

Com a proximidade do período chuvoso, o objetivo do serviço é dar fluidez à drenagem dos trechos que recebem intervenções, impedindo atrasos nas obras e transtornos à população da cidade. Entre os bairros de Neves e Guaxindiba, a Secid executa a construção de 18 quilômetros de corredor viário seletivo para ônibus e implantação de 16 quilômetros de ciclovia, além de pavimentação, drenagem e sinalização.