play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promove encontro com municípios no Jardim Botânico

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promove encontro com municípios no Jardim Botânico
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promove encontro com municípios no Jardim Botânico

Encontro fortalece parcerias em prol da conservação dos recursos naturais no interior do estado

Aproximação e troca de conhecimento foram destaques da tarde da última segunda-feira (27/11), em que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram um encontro no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Zona Sul da capital, com representantes de sete prefeituras fluminenses. 

O encontro realizado pelo Serviço de Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal (SERVGAM), integrante da Diretoria das Superintendências Regionais do Inea, contou com 16 participantes dos municípios de Aperibé, Araruama, Carapebus, Mendes, Rio Bonito, Três Rios e Volta Redonda, além da participação de técnicos da Seas e do Inea, e de coordenadores e diretores do Jardim Botânico, órgão vinculado ao Governo Federal. Durante a visita, os representantes dos municípios também compartilharam informações importantes referentes à preservação e à restauração dos recursos naturais de suas cidades. 

Para o Diretor das Superintendências Regionais do Inea, Paulo Almeida, a atuação descentralizada do instituto, por meio das unidades de conservação estaduais e das superintendências regionais, têm papel essencial na aproximação dos entes públicos e no desenvolvimento sustentável fluminense. “Os municípios são parceiros muito importantes, pois desenvolvem ferramentas de conservação com as unidades de conservação para manter as espécies que são encontradas ali, além de conservar o meio ambiente de forma abrangente, contemplando todos os lugares, gerando um reflorestamento ecológico efetivo”, destacou Almeida.

O Jardim Botânico por sua vez está disposto a alavancar ações em parceria com a Seas e com o Inea que deem continuidade aos planos regionais de conservação do meio ambiente, contemplando todos os municípios. “Nós somos parceiros nessa estrada. Com o nosso conhecimento e equipamento, junto a Seas e o Inea, podemos estreitar os nossos laços. A troca é essencial entre município, estado e país para o aprendizado”, explicou o presidente do Instituto Jardim Botânico, Sérgio Besserman.

Sobre a visita

A partir das funcionalidades do centro de pesquisas, a ideia do encontro era integrar os órgãos ambientais estaduais, as prefeituras e o Jardim Botânico, que apresentou desde as pesquisas científicas realizadas no espaço até o sistema de compostagem do local. A ideia é abrir portas para que os municípios realizem estas ações em suas localidades e fomentem possíveis parcerias junto ao governo federal. 

A visita começou a partir do Centro de Visitantes, passando pelas diretorias, onde foram mostradas suas respectivas atividades. O circuito continuou apresentando os principais aspectos e dinâmicas do Jardim Botânico, como atividades e espaços para crianças e jovens que são educados sobre questões relacionadas aos biomas e meio ambiente, além de ser uma escola para educadores aprenderem mais sobre o tema. 

Logo após, a comitiva seguiu para o Herbário, que faz o registro das plantas do local e as pesquisas científicas voltadas ao conhecimento da floresta e às estratégias de conservação e restauração da Mata Atlântica. O grupo também visitou a área de resíduos sólidos, no qual acontece a compostagem e o reaproveitamento de materiais orgânicos. 

Além do Diretor das Superintendências Regionais do Inea, Paulo Almeida, de técnicos do Inea e da superintendente de Gestão Ecossistêmica, Renata Lopes, participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente de Três Rios, Thiago Vila Verde, e de Rio Bonito, Murilo Valgueiro, entre outros gestores das prefeituras.